segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

#52semanasdegratidão 5


Começo a postagem com um texto que publiquei em 2009:


A ESPIRITUALIDADE não pode ser um MOMENTO ISOLADO... Nem pode ser vista como um RETIRO ESPIRITUAL apenas.
No dia a dia, é necessário que a nossa ESPIRITUALIDADE se reflita...
É traição ou manipulação uma ESPIRITUALIDADE que gere opressão.
Quando se diz: RENUNCIE A SI MESMO, é de uma total abertura às OPINIÕES PRÓPRIAS, AOS INTERESSES PARTICULARES...
Manipular as Sagradas Escrituras, segundo meu interesse, é não demonstrar nenhuma ESPIRITUALIDADE bem formada.
MÍSTICA no grego e no latim é uma FORÇA QUE EMPURRA, MISTERIOSA, não se pode explicar...
A razão fala mais alto e eu paro?
Há místicos ligados à Religião, à Política... Há discursos religiosos sem MÍSTICA alguma e são, portanto, vãos...
A MÍSTICA FAZ A GENTE doar a vida... por uma causa social, por exemplo...
Há pessoas que largam tudo... em benefício do mais necessitado e são chamadas de loucas...
Mesmo que não concordemos com a ideia... essa pessoa pode ser MÍSTICA e a gente não...
A pessoa imbuída de ESPIRITUALIDADE E MÍSTICA SENTE PROFUNDAMENTE A DOR DE QUALQUER PESSOA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO... quando essa sofre de algum mal.
As "falas da razão" são mais ou menos assim: "EU, HEIN, TÁ DOIDO?"
Já na "fala espiritual" a pessoa enfrenta tudo.
MÍSTICA ESTÁ FORA DO CAMPO DA RAZÃO.
Na busca de Deus, começamos a viver a ESPIRITUALIDADE (relacionar a Mística à nossa vida cotidiana).
Já dizia Platão que a alma aprisiona o corpo... Aristóteles: que o corpo e alma não se separam.

A Religião NÃO É UM SEGURO DE MORTE... NÃO É RELAÇÃO COMERCIAL... DE TROCA... MERCADOLÓGICA...
É uma relação gratuita!
O rosto de Deus aparece na natureza, no mundo, nas pessoas.
A RELIGIÃO não pode ser alienada.
Implica em consequências sociais.
Eu sou fruto do todo: natureza, ser humano, cosmos integrado comigo...
Fomos criados por um DEUS PLURAL.

ESPIRITUALIDADE E MÍSTICA me levam à conscientização da minha responsabilidade... a desinstalar-me... a dar o primeiro passo: não só detectar o problema, o conflito, mas agir em prol da realidade carente onde me encontro.
DEUS desceu e se encarnou para nos levar a agir aqui "em baixo" como Comunidade Eclesial (ou não) detectadora de desafios... que não só critica mas dá o primeiro passo também.
A OPÇÃO PREFERENCIAL SERÁ SEMPRE PELOS POBRES.

Vamos imaginar um mar... um barco... a vela... a bússola... o vento que sopra...
Bem, o mar é o mundo... A bússola é a bíblia... o vento é o espírito... a vela é a oração... o barco sou eu...

Na ESPIRITUALIDADE, não podemos nos esquecer do mar...
Nos momentos de oração: a vela... se vela...
Nesta Quaresma, será tempo de revisão.
Fazer as práticas quaresmais sem o cuidado de não oprimir o irmão são em vão as mesmas...
A oração recebe o sopro de Deus.
Na oração, recebo de Deus algo para minha vida.
Deixo Deus falar em mim e para mim (Iço a vela).
O Vento leva o barco para muitos lugares... Deixo-me ir...
Posso encontrar pedras... redemoinhos... norte... sul...
Qual lado que eu gosto mais?
Quando vou para o lado que outro me indica, posso estar com a minha bússola estragada...
Há vários momentos em nossa vida espiritual:
Momentos de mar... de bússola... de vento e vela... de terra à vista...

Estou há um mês muito próxima ao mar, talvez essa linguagem me é garantida pelo local em que estou...
Há muitas outras maneiras de nos expressarmos em relação a ESPIRITUALIDADE E MÍSTICA, esse foi apenas um ponto de vista, espero que, ao lê-lo, tenha ficado algum proveito.
Fique em paz!




Minha gratidão a Deus pelas férias no ES em sua segunda parte...











#naturezaviva
#praia
#coqueiral




Sou um barco esquecido na praia, Senhor... 






Extensiva a uma missão de ajudar minha mãe em sua mudança de residência aos 84...
Sinto que é minha despedida de férias por aqui...




Gratidão  de 2017:































Resumo da semana anterior:

18 comentários:

  1. Lindos momentos nesses lugares tão lindos! é de agradecer mesmo e ainda que tua mãe não mais lá esteja, podes voltar.Faz bem! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amiga,
    Magníficas fotos desses lugares paradisíacos!
    Ajudar a mãe, uma nobre missão.
    Que Deus vos abençoe.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Lugares lindos e passeios perfeitos!!!
    Bj
    https://mgpl1957.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Mãe é mãe e ponto final. Dedique-se a ela enquanto pode! Lugares lindos e não se esqueça que o fim na verdade é um recomeço. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vejo que as férias foram ecelentes! Que bom!
    As fotos estão incríveis, Rosélia. Não conheço o local, mas ainda irei conhecer.
    Que tudo corra muito bem no apoio a sua mãe, com tranquilidade e harmonia. Fique bem querida amiga.
    Um beijo e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelentes - ops*
      Esperando que tudo esteja bem, você e família, deixo um beijo afetuoso e um gradne abraço, minha querida Rosélia.

      Excluir
  6. Que beleza de férias! Show de fotos!
    Bjk e um abraço dos bons!

    ResponderExcluir
  7. Uma linda missão, Roselia!
    Fotos muito lindas de momentos marcantes e abençoadores...
    Abraço grande nesta 2a feira...

    ResponderExcluir
  8. Que lindo os lugares por onde passou e passeou Rosélia!
    Que sua mãe esteja bem com a nova mudança.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosélia,
    Lindas fotos expressando ótimos e deliciosos momentos.
    Que sua mamãe possa ser muito feliz na nova casa.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Como passeia, hein! Coisa maravilhosa! Que bom que aproveitou muito!
    Beijos
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Rosélia, peço desculpa pela minha ausência mas estive afastado dos blogues e agora retornei com novo nome(o meu nome verdadeiro) e novo blogue:)
    De vez em quando preciso de mudança.

    Fico feliz por saber que esteve em locais tão maravilhosos e aplaudo a coragem de sua mãe ;)

    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  12. Que férias deliciosas e cheias de registros para se lembrar com alegria destes dias cheios de luz e alegria. Obrigada por compartilhar conosco. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Recordações lindas mesmo, Rosélia. Deus te dê mais férias lindas, viu?
    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  14. Céu azul e boa comida. Pra mim não precisa muito para ser feliz =)

    Boa semana!!

    beijossssss

    ResponderExcluir
  15. Lindas fotos! Desejo tudo de bom a vc e sua mãe.
    Bjs do fundo do Oceano Particular

    ResponderExcluir
  16. Quantos passeios! E fotos de encher os olhos! Parabéns!
    Beijos
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua alegria em viajar comigo.